Em 2020, temos como um dos nossos principais objetivos tornar a plataforma do Gestor de Contratos Públicos – Datalink mais prática, eficiente e simples de utilizar.
Por isso, arrancamos a década com a versão 1.2 da plataforma Datalink com as seguintes novidades:
– Novo sistema de reporte semanal;
– Nova interface da secção “indicadores” do contrato;
– Simplificação do menu de criação e edição de contratos;
– Gestores de Contrato podem agora enviar convites e ativar fornecedores na plataforma;
Novo sistema de reporte semanal
Todo o sistema de notificações da plataforma e e-mail foi redesenhado para tornar a comunicação com os utilizadores mais objetiva e prática.
A nova versão disponibiliza um sistema de reporte semanal via e-mail que agrega todas as notificações importantes, segmentando-as em três categorias:
– Críticas
– Importantes
– Relevantes
Todos os sistemas de alarmística da plataforma foram otimizados, traduzindo-se na circulação de um único e-mail semanal que agrega toda a informação importante para o utilizador.
A partir desta atualização as notificações de um determinado evento na plataforma poderão surgir apenas a 14 dias e 7 dias da aproximação do mesmo. Caso não tenha sido tomada qualquer ação, a plataforma irá avisar o utilizador do desvio causado nos 7 dias e 14 dias subsequentes, gerando um total de apenas 4 e-mails por evento, num decurso de um mês.

Nova interface da secção “Indicadores” do contrato
Os contratos possuem agora uma interface mais intuitiva que auxilia o Gestor do Contrato e a sua equipa a monitorizar os indicadores de execução legalmente exigidos, nomeadamente, a Execução Temporal, Financeira e Física dos contratos públicos.
O novo interface torna ainda mais evidente o estado da execução nas várias vertentes do contrato, com ênfase nos seguintes indicadores:
– Dias executados / Dias restantes do contrato;
– Entregáveis aprovados / por aprovar;
– Valores executados / por executar;
– Pagamentos aprovados / por aprovar;
A nova interface discretiza ainda quais são as próximas fases, entregáveis e pagamentos a ser executados, organizando-os cronologicamente para que toda a equipa esteja sempre a par dos eventos que mais prontamente merecem a sua atenção.
Todas as ações da plataforma influênciam a execução dos indicadores para que o Gestor de Contrato e a sua equipa possam ter um controlo cada vez mais granular da execução dos seus contratos.

Simplificação do menu de criação e edição de contratos
O modo de criar contratos está agora mais simples, intuitivo e organizado.
Os campos obrigatórios encontram-se agora assinalados e todo o processo encontra-se categorizado por:
– Informações gerais;
– Procedimento;
– Informações adicionais;
– Utilizadores;
De igual modo, é agora possível editar detalhes do contrato a qualquer momento, permitindo atualizar a informação introduzida na criação do contrato em tempo real por utilizadores com permissões para tal.
Qualquer alteração continua a ser guardada em Histórico, sempre consultável por qualquer elemento das equipas afetas ao contrato.

Gestores de Contrato podem agora enviar convites e ativar fornecedores na plataforma
Tal como requisitado por vários clientes, a plataforma permite agora que também os gestores de contrato possam convidar fornecedores para a plataforma Datalink, deixando esta funcionalidade de ser exclusiva a utilizadores com o perfil de Administrador .
O convite de fornecedores pode ser realizado através do menu de Configurações.

Brevemente:
Módulo de gestão avançada de empreitadas
Estamos a evoluir a sua plataforma para permitir a gestão avançada de empreitadas. Dentro das funcionalidades em desenvolvimento contam-se:
– Importação de ficheiros Microsoft Project para representação visual de Planos de Trabalhos, Planos Financeiros, Mapas de quantidades, Mapas de Mão de Obra e Mapas de Equipamentos.
– Importação de ficheiros Excel para registo e processamento de Autos de medição;
– Acompanhamento automático da evolução da execução física, temporal e financeira de cada artigo do mapa de quantidades;
– Cálculo automático de revisão de preços;
– Sistema de registo de eventos (Desvios, Atas de obra, Prorrogações, erros e omissões, registo diário de obra, entre outros).
