Mautic, Marketing Automation
O Mautic é a ferramenta de automação de marketing que reúne todas as funcionalidades essenciais para organizar as suas campanhas de marketing segundo as suas regras, permitindo ainda acompanhar, maturar e fidelizar os seus contactos.
O Mautic automatiza o processo
Aqui é onde as coisas começam a ficar interessantes! Imagine que um novo visitante chega ao seu site. Eles são um endereço IP, nada mais, talvez com alguns dados geográficos. Navegam nas páginas do seu site e, eventualmente, visitam uma página especial com um formulário call to action. Este formulário recolhe alguma informação, por exemplo, o nome e o endereço de e-mail.
Agora, este visitante é conhecido. Pode ter uma configuração de segmento para capturar esses visitantes e adicioná-los a uma campanha específica.
Essas campanhas enviarão e-mails, publicarão nas redes sociais, enviarão SMS e outras ações com base em tempos específicos ou na interação do visitante. Podemos analisar a questão como uma árvore de decisões. Se abrir o e-mail, faça isto, caso contrário, faça aquilo. Estas campanhas (drip campaigns) podem ocorrer durante horas, dias, semanas ou meses!
Maturação & tracking de contactos
O Mautic fornece tracking detalhado de contactos juntamente com poderosas ferramentas de criação e gestão de contactos, fornecendo assim às empresas as ferramentas necessárias para organizar e automatizar as suas campanhas de marketing. O tracking de contactos fornece visualizações de páginas, tempo gasto no site, interesses específicos e outras informações.
O Mautic permite criar processos e lógicas de “maturação” de contactos ao longo de um funil de vendas à medida de qualquer negócio ou organização, permitindo adicionar aos contactos qualquer tipo de campos personalizados e criar processos de decisão com automatismos associados a esses mesmos campos personalizados, disseminando informação em vários canais (SMS, e-mail, twitter, etc).
Utilizando APIs, Web-services e web-hooks devidamente documentados e integrados na plataforma, é possível desenvolver integrações com qualquer sistema externo, adicionalmente às várias integrações já disponibilizadas pela comunidade.
Criação e gestão de campanhas multi-canal
Campanhas drip marketing ou drip campaigns (campanhas “gota-a-gota”) são críticas para qualquer bom programa de automação de marketing. O Mautic gere campanhas com mestria, é flexível e fácil de utilizar, facilitando a criação dos fluxos de eventos e árvores de decisões, conforme a lógica do seu negócio e as necessidades de cada campanha.
Crie uma campanha e defina as ações e eventos que os seus contactos irão seguir conforme a lógica do seu negócio. Automatize o processo de comunicação e interação com os seus clientes e potenciais clientes e conduza-os ao longo de um funil de vendas pré-definido e ajustável em tempo-real.
Defina vários processos baseados em resultados e defina as várias ações desencadeadas por data, atividade, indicador, ação externa, entre muitos outros.
Landing pages e ficheiros
A automatização de marketing usa landing pages para ajudar a recolher informações importantes dos visitantes do site. O Mautic permite às empresas criar landing pages únicas facilmente, através do construtor de páginas integrado. As landing pages fornecem informações importantes para ajudar a monitorizar o tráfego do site, a sua utilização, permitindo também monotorizar os downloads no âmbito da gestão de ativos/ficheiros.
Todos estes recursos juntos vão criando perfis pessoal de cada visitante do site adaptados aos seus interesses e necessidades, fornecendo assim à organização informações relevantes para a construção do profiling dos seus clientes.
Integrações social media
As redes sociais oferecem oportunidades fantásticas para se conectar com contactos e potenciais clientes. As organizações que reconhecerem a importância das redes sociais e como usar essas redes para formar relacionamentos, descobrirão que as integrações do Mautic são o topo da linha. Além disso, o Mautic permite aos developers adicionar quaisquer outras redes que se necessite.
Qualquer rede social com uma API pode ser integrada com o Mautic sem grande esforço associado.
Principais funcionalidades do Mautic
Marketing de social media
Gestão de contactos
Acompanhe, sem esforço, os contactos anónimos e conhecidos. O Mautic fornece tracking detalhado, incluindo visualizações de páginas, tempo gasto no site e interesses específicos. Após inicio do tracking, pode “maturar” esses contactos com uma grande variedade de processos poderosos incorporados na plataforma.
E-mail Marketing
Envie e-mails personalizados e segmentados para bases de dados de contactos de qualquer dimensão. Email marketing sem limites de envio e inúmeras integrações com outras soluções (Sales force, Sugar CRM, etc). Assista à abertura de e-mail, cliques, envie novos emails com base nas decisões dos contactos e regras pré-definidas.
Formulários
Crie facilmente todos os formulários que necessitar para a sua campanha. Pode utilizá-los para recolher informações de qualquer tipo, criar segmentos, fornecer conteúdo ou comercializar o seu próximo webinar ou conteúdo digital. Este criador de formulários altamente personalizável permite até criar formulários que podem ser facilmente incluidos no seu site WordPress, Joomla, entre outros reconhecidos CMS, permitindo assim que este comunique em tempo real com a plataforma.
Campanhas
Gestão de campanhas, flexível e fácil de utilizar, com criação e gestão de drip campaigns (campanhas “gota a gota”, ou seja, baseadas numa árvore de acontecimentos e decisões lógicas). Crie uma campanha e defina as ações e eventos que os seus contactos irão seguir ao longo do funil de vendas. Automatize o processo de comunicação e interação com contactos e leve-os ao longo do funil de vendas.
Relatórios
Use os dados recolhidos de cada uma das suas campanhas para melhorar os seus resultados de marketing. O feedback detalhado dos relatórios de campanha permite que melhore e aperfeiçoe as suas estratégias e processos de marketing, permitindo e fomentando assim a implementação de uma politica rigorosa de otimização e melhoria continua.